Seguidores

terça-feira, 30 de abril de 2013

Queijo de Cabra Caseiro

Bom dia,
Um dia destes a minha tia Rosa e o meu tio Zé, vieram cá a casa visitar o maridão, e troxeram-me leite fresquinho de Cabra, tinham tirado esse mesmo dia, fiquei hiper feliz, pois assim no dia seguinte já tinha com que me entreter =D.
Sendo assim, resolvi fazer queijo de cabra, hummmmmmmmmm, bem saboroso e agora tenho feito sempre...Pois bem passemos à receita, pois o aspecto é este mesmo...
Hummmmmmmmmmmmm....brutal...
Ingredientes:

  • 2 litros e meio de leite de cabra
  • pitada de sal a gosto
  • 1 colher de café de coalho em pó
Preparo:
O ideal era tirar da cabrinha e colocar o coalho, mas como não estava no local, e a minha tia me trouxe até casa, tive que aquecer o leite. Este deve aquecer até 35-40ºC. Fica morno, se colocar o dedo verificará que está quente, mas não queima.
 Depois, tempera-se a gosto com sal
 Mexe-se bem mexido, com a colher de pau...
 e por fim, coloca-se a colher de café de coalho, como se pode verificar na foto em baixo.
 Volta-se a mexer e,
 depois deixa-se repousar 1 hora.
Ao fim desse tempo corta-se com uma faca o coalho, para facilitar a saida do soro e o queijo ficar bem mais durinho. Deixa-se nesse processo +- 15 a 20 minutos. Entretanto coa-se com um coador grande, e depois coloca-se dentro de um pano de algodão, para espremer mais um pouco. Guarde o soro para fazer requeijão (amanhã trago a receita ;D...
 Depois desse processo coloque dentro de uma forma, como não tinha, furei esta toda com um garfo e coloquei o queijo já espremido com o pano de algodão, temperei com mais um pouco de sal
e deixei repousar + 1 hora, ao fim dessa hora coloquei no frigorifico, de um dia para o outro para endurecer mais um pouco
 Eis o aspecto do meu queijo, pesava 530 grs....
Esta fatia deixo para vocês...com uma boa fatia de regueifa caseira...
Esta fiz para a minha tia, pois bem merece...
Além do Luquinhas adorar comer o queijinho às fatias, também gosta de lhes dar de comer, como podem ver...É que no dia seguinte fomos nós lá buscar e agradecer à Malhadinha, por nos dar o seu maravilhoso leite branquinho e fresquinho...
A que está no canto, a Manhadinha é que nos forneceu o seu leitinho...Obrigada Malhadinha =D
Bom apetite e bjinhos fofos e gulosos da Bela...



18 comentários:

  1. Isso é um luxo! Parabéns e que Deus lhe conserve! Bjs, Beth (Rio de Janeiro)

    ResponderEliminar
  2. Brutal mesmo! :) Adorei o passo a passo tal como adoro queijo!! Assim caseiro ainda melhor :)

    ResponderEliminar
  3. Os meus sogros têm cabras e nunca me lembrei de fazer :) tenho que experimentar!
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. humm, parece-me bem gostoso, fiquei com água na boca
    bjs Paula

    ResponderEliminar
  5. Oi querida, ficou lindo seu queijo.Adorei sua receita.
    Parabéns.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  6. Com leite de cabra é outro luxo.
    Normalmente faço com leite pasteurizado.
    É muito bom que as crianças convivam com os animais domésticos.
    Bjs e bom feriado

    ResponderEliminar
  7. olá gostaria de fazer o queijo mas falta um ingrediente importante, que gostaria que me dissesse onde o encontrar, que é o cardo em pó.

    ResponderEliminar
  8. adorei muito fácil já tinha procurado tantas mais errão muito difícil meu compadre tem muitas cabritinhas é queria ter um lucro,com o queijinhos vendendo p amigos é conhecido vou fazer Deus me ajude que dei certo,muito obrigada sou do Algarve de Lagos bjs!Gisa.

    ResponderEliminar
  9. Perfeito. Simples e objetivo. Parabéns e muito obrigado . Vou fazer.

    ResponderEliminar
  10. Legal! Parabéns pela receita e valorização das coisas simples da Vida! Vou fazer. Bjs

    ResponderEliminar
  11. Bom dia! Você saberia me dizer qual é a medida se eu usar o coalho líquido?

    ResponderEliminar
  12. Gostei bem prático e simples.vou fazer.

    ResponderEliminar
  13. Gostei da receita bem explicado 😃

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...