Seguidores

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Bolo de Fogão de limão

Bom dia,

Um dia destes vi no Blog da Conceição, uma forma de ir ao fogão e após contacto email com ela, a Conceição disse-me que tinha na feira, como o meu forno está com uma resistência queimada, nada melhor que isto para se continuar a fazer uns bolitos, e acreditem que não vou ficar por aqui, pois além dos bolos não ficarem queimados, saiem muito fofinhos e fica bastante económico no fogão de gás.A receita deste bolaço é do Segredos de cozinha nº 1351, que adaptei à forma de fogão, pois a receita era de forno. Passemos à receita
Ingredientes:


  • 150g de manteiga

  • 200 grs de açúcar

  • 5 ovos

  • raspa e sumo de 1 limão (apenas coloquei metade)

  • 190grs de farinha( como acabou 170grs, juntei 20grs de fécula de batata)

  • 1 c. de chá de fermento

  • manteiga e farinha q.b.

Preparo:

Comecei por ligar a boca média do meu fogão no minimo e coloquei a peça fundamental da forma ao lume. Depois reservei a forma de fogão com bastante manteiga no fundo e nas laterais e povilhei com farinha q.b. e reservei.
Seguidamente, bati a manteiga amolecida e adicionei-lhe o açúcar, continuando a bater. Incorporei os ovos 1 a 1 e no final, a raspa e sumo de limão. entretanto juntei a farinha ao preparado anterior. E bati mais um pouco. Verti a massa na forma e levei ao fogão por 1 hora na boca média e SEMPRE NO MINIMO.Desemformei morno.
Ficou óptimo e recomendo...


Como podem ver façam e não se arrependem...


Nota: Se quiserem fazer no forno também podem o fazer, terão é que pré-aquecer o forno a 180ºC.


Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela...

2 comentários:

  1. Há como fazer esse bolo numa forma de pudim sempre mantendo a chama no mínimo e com tampa?Tive a ideia de nesse caso colocar um outro utensílio de alumínio por baixo da forma.Estou doida pra fazer este bolo,achei interessante e além do mais deve ser uma ótima economia de gás se comparado ao forno.Parabéns pel blog.Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Há como fazer esse bolo numa forma de pudim sempre mantendo a chama no mínimo e com tampa?Tive a ideia de nesse caso colocar um outro utensílio de alumínio por baixo da forma.Estou doida pra fazer este bolo,achei interessante e além do mais deve ser uma ótima economia de gás se comparado ao forno.Parabéns pel blog.Abraços!

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...