Seguidores

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Compota de Ameixa branca

Bom dia,

um dia destes, chegou a minha casa 2 caixotes de ameixas brancas, que um amigo meu me deu.
tinha as árvores dele, bem carregadinhas e como sabe que eu faço compota, tratou de me dar 2 caixotes, pelas caniças, OBRIGADINHA ENG. RUI. (Acho muito bem, se não iamos ter problemas =D)


Ingredientes:







  • 3 kilos de ameixa branca lavada e sem caroços



  • Sumo de 3 limões



  • 2 kgs de açúcar

Preparo: Num tacho coloca-se os ingredientes pela ordem acima referida, e mexe-se com a colher de pau ao de leve, depois coloca-se em lume médio a cozer lentamente, mexendo de vez em quando com cuidado pois passado +- uma hora tem tendência a salpicar. Entretanto deixa-se cozer mais uma meia hora (quem gostar de pedacinhos de ameixa não tritura com a varinha mágica, quem não gostar de pedacinhos passa a varinha) até atingir o ponto estrada. Está pronto quando se tira um pouco de compota para um pires e ao passar a colher de pau ao meio, ela fica dividida, sem se juntar (fazendo uma estrada). Coloca-se nos frascos préviamente esterilizados e feche muito bem com a ajuda de um pano por fim vire o frasco durante 24 horas de pernas para o ar, para que estes façam vácuo, permanecendo mais tempo bem conservados. Eis a quantidade que me deu...
Nota: 2 Frasquinhos, vão directos para o Mister que me deu as ameixas, pois bem merece (já que se lembrou de mim, Como ele diz, "Amo você", =D)

Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela...

8 comentários:

  1. Bela a compota esta com uma cor linda.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. que engraçado, pensei que a cor fosser ficar mais clara! ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Minha querida Belinha, um doce vem sempre a calhar, o teu de certeza que ficou maravilhoso.
    Beijinhos e um bom inicio de semana

    ResponderEliminar
  4. Oi Bela, já falei com o Nata. Podes contar connosco no próximo domingo.

    ResponderEliminar
  5. Tem um aspecto divinal! Pensei que a cor ficasse mais clara...
    As ameixas têm de estar muito maduras?

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Como eu queria amigos desses, amooooooo ameixas.

    vou experimentar fazer essa compota, mas claro tenho que comprar lol

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. NÃO SABIA COMO FAZER COMPOTA DE AMEIXAS , E EU TENHO TANTAS ....

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...