Seguidores

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Botelo

Bom dia,



Um dia destes, tive uma surpresa na porta, o meu Carteiro o Xavier, toca na campainha e traz-me uma caixa enorme de uma pessoa que amo imenso e respeito. Nessa caixa vem uns materiais bem deliciosos e tradicionais, pois bem toca a por mão á obra e usar a panela apropriada para este tipo de comidinha tradicional, a nossa querida e maravilhosa panela de 3 pernos.

Eis o resultado do meu Botelo com cascas...




Passemos á receita, e para tal é preciso a ajuda de uma cozinheira de mão cheia, a minha Tuquinha, a quem agradeço a colaboração.


Ingredientes:



  • Botelo

  • Cascas

  • Batata q.b.

  • água e sal q.b.

Preparo:


De véspera deixa-se as cascas de molho, mudando a água de vez em quando, depois no dia, coloca-se dentro da panela de 3 pernos, água, o botelo e as cascas e vai a cozer, quando estiver quase cozidinho, junta-se as batatas e voilá, uma maravilha que amei como todos lá em casa, claro que regamos com azeite puro de uma grande amiga de Viseu e bebemos também um copinho de vinho tinto dessa mesma amiga...


Meninas ficamos como Abades, bem satisfeitos e consolados, a quem nos deu estas maravilhas, agradecemos imenso.



Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela

12 comentários:

  1. Bom dia Bela !!!!
    Olha amiga dà para ver que està super apetitoso e bem quentinho, e para não fugir às regras eu continuo na minha ignorancia, pois vais ter que me explicar o que é o botelo? ok?

    Beijinhos e trabalha pouco.

    Beth

    ResponderEliminar
  2. Vejo que tens muitas boas amigas...
    pela sugestão da maneira de confeccionar não te levo nada...eu tb adoro esse petisco.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ó meu Deus, o que são botelos e cascas?????????????????

    ResponderEliminar
  4. Olá Bela, boa tarde.
    Venho agradecer o facto de te tornares minha seguidora.
    Adoro o teu blog e tudo o que postas nele, como este botelo tem tão bom aspecto que dá vontade de trincar. Eu já comi e simplesmente adoro, pena não ser muitas vezes.
    Bjinhos da Formiguinha.

    ResponderEliminar
  5. Kerida! k belo aspecto k tem este pratucho mas,sabes k sou Lisboetinha e, até talvez conheça o botelo, mas por outro nome, é um vegetal certo? embora não tendo a certeza do k seja, k provava até provava, por acaso conheces um blog k è de uma simpática "menina" e k se chama...pratos da Bela...? é k ontem 3f tb recebi uma encomenda desta "ganda" tonta, k de x em quando faz destas coisas. Obrigada kerida todos gostamos mto, k tenhas mta saúde para enviar e fazer mais, beijos para todos.

    ResponderEliminar
  6. Não sei o que é mas está com um óptimo aspecto :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Miga que sorteeeeeeeeeeeeee

    a Tuquinha tem destas coisas, bem mas u mereces também...

    Uma cozinheira de mão cheia...

    Sabes tenho saudades das comidas da minha mãe numa panela de 3 pernas, era a melhorrrrrr
    Então a sopa dela, de feijão com lombardo, era de comer e chorar por mais....

    Obrigado por estas lembranças..

    jinhos bela, e continua o belo caminho da tua vida...

    ResponderEliminar
  8. O carteiro da menina é melhor que o meu;)
    Peço imensa desculpa, mas só agora vi o comentário, como foi feito num post mais antigo eu nem reparei. Obrigada.
    Quanto ao blog da menina, desagrada-me imenso. Não gosto, é pecaminoso.
    Ora aqui a euzinha, uma gaja em constante luta com quilos em excesso, ser obrigada a ver um blog deste género é como ser tentada pelo Demo. Não sei se vou voltar. Amuei:(

    ResponderEliminar
  9. Para quem nao conhece, o botelo é um enchido transmontano de carnes de reco ou melhor, das costelas tenrinhas incluindo os ossos das mesmas. as casas são uma qualidade de feijão cultivado na regiao transmontana. Note-se que vai tudo para a panela, graos de feijao e as cascas. é uma delicia!

    ResponderEliminar
  10. Onde se pode comprar em Lisboa. Já comi isso tudo, é uma delicia, para ALMOÇO, deve ser acompanhado com uma "AGUA DO LUSO" de 14º

    ResponderEliminar
  11. Ja comi a uns tempos e é UMA DELICIA

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...