Seguidores

sábado, 10 de julho de 2010

Compota de Ameixa de S.João

Bom dia,

Mais uma das minhas doses industriais de compota, desta vez foi de ameixa de S.João. Tenho uma tia que todos os anos lhe carrega as ameixas de S.João dela e como resultado esta sobrinha pedinchona vai sempre lá com 2 balde, aliviar as árvores.
Assim e porque esta ano não foi diferente lá fui...
O resultado foi este...Passemos á receita que é muito simples e saborosa, nada diferente das outras que faço...

Ingredientes:

2 kilos de ameixa de São João lavada, descascada e sem caroços
Sumo de 2 limões
1,500 kgs de açúcar

Preparo:
Num tacho coloca-se os ingredientes pela ordem acima referida, e mexe-se com a colher de pau ao de leve, depois coloca-se em lume médio a cozer lentamente, mexendo de vez em quando com cuidado pois passado +- uma hora tem tendência a salpicar.
Entretanto deixa-se cozer mais uma meia hora (quem gostar de pedacinhos de ameixa não tritura com a varinha mágica, quem não gostar de pedacinhos passa a varinha) até atingir o ponto estrada.
Está pronto quando se tira um pouco de compota para um pires e ao passar a colher de pau ao meio, ela fica dividida, sem se juntar (fazendo uma estrada). Coloca-se nos frascos préviamente esterilizados e feche muito bem com a ajuda de um pano por fim vire o frasco durante 24 horas de pernas para o ar, para que estes façam vácuo, permanecendo mais tempo bem conservados.
Eis a quantidade que me deu...

Bom apetite e Bjinhos gulosos e fofos da Bela...

7 comentários:

  1. Deve ser uma maravilha!
    Bjos e bom fim e semana

    ResponderEliminar
  2. Também fiz compota de ameixa é uma delícia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Bela, minha querida. Desculpa, mas para onde mando a minha morada para ter um frasquinho desses.LOL
    (tava a brincar)

    Parece ser maravilhosa, ou não adorasse eu ameixas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Adoro compotas e aqui está mais uma boa sugestão
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Seu doce ficou com uma cor muito bonita e deve ter ficado delicioso!

    ResponderEliminar
  6. Os frasquinhos ficaram tão lindos!
    Há dias tb fiz, mas só rendeu um frasco, ao tirar do frigorifico caiu ao chao e partiu!!!:(((

    ResponderEliminar
  7. De ameixa deve ser deliciosas...
    Já tens uns belos frasquinhos aí!
    Ainda não comecei as minhas compotas este ano!!!

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...