Seguidores

sábado, 1 de maio de 2010

Bacalhau á Espanhola

Bom dia,

Para hoje trago uma receita simples e que faço com alguma frequência pois agora é tempo de se ir para o campo, ajudar os meus pais, e o comer tem que ser por norma algo bom, mas RÁPIDO. 
O pratinho que vos falava é nada mais nada menos que um pratinho que todas e todos vocês conhecem, falo-vos de bacalhau à espanhola...
Passemos à receita pois o aspecto é o que se vê...
Ingredientes:
  • 4 a 5 posta de bacalhau do fino (barbatanas, rabos)
  • 4 a 5 tiras de pimento
  • polpa de tomate q.b.
  • salsa q.b.
  • cebola q.b.
  • azeite q.b.
  • alho, pimenta em pó q.b.
  • 6 a 7 batatas médias cortadas ás rodelas finas
Preparo:
  • Num tacho coloca-se a cebola ás rodelas, depois metade das batatas cortadas ás rodelas finas, em seguida coloca-se o bacalhau cortado aos bocados e as tiras de pimento, por fim as restantes batatas.
  • Entretanto coloca-se sobre estes ingredientes um bom fio de azeite, salsa picada, alho e pimenta e sal a gosto.
  • Por fim um copo grande cheio e água com a polpa de tomate diluida. Tapa-se com o tacho e vai ao lume por +- 15 a 20 minutos.
  • E voilá um pratinho maravilhoso, muito apreciado cá em casa e rápido...
Quem adora é o Luquinhas que chega sempre a casa neste estado...
Cheio de terra, mas muito feliz de andar de galochas e com a enchada na mão a fazer um buraco, apanhar joaninhas, colher pampilos amarelos, regar com o regador pequeno dele e por vezes ajudar-nos a chegar os pézinhos de alfaces, penca, tudo o que precisamos, enfim a viver com a natureza.
Bom apetite e Bjinhos fofos da Bela, Luquinhas e maridão...

17 comentários:

  1. Amo bacalhau, e comeria agora mesmo boas colheradas desse aí, ai que delícia.
    Rápido e práticp.
    Beijo Bela.

    ResponderEliminar
  2. Conviver com a natureza só lhes faz bem.
    Esse prato é um clássico, uma delíciaaaaaaaa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que previlégio, poderem crescer assim.
    Cá em casa temos uma pequena horta, mesmo pequena e um jardim com algumas árvores de fruto, mas apesar de ser apenas em volta da casa faz as delícias do Menino A., que quando está bom tempo ninguém o vê dentro de casa.
    Quanto ao bacalhau...adoro! E este está com um óptimo aspecto.

    ResponderEliminar
  4. Este pratinho faz-me lembrar a minha infância.
    há muito tempo que não o como.

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  5. Adoro esse prato de bacalhau!!!
    O teu Luquinhas faz muito bem! Eu era como ele quando era miúda, até tinha um quintalzinho meu ;) Agora tenho o meu jardim-quintal na varanda!
    Bjs e bom sábado!
    Madalena

    ResponderEliminar
  6. Olá Bela,
    Que receita deliciosa que nos apresentas hoje: adoro!
    E o teu pimpolhinho tem bem a felicidade escrtia na carinha laroca!!
    Bom trabalho nas plantações!!
    beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  7. Oi Bela, só a cara do Luquinhas valeu o post, que cara de alegria, me lembrou minha neta. Quanto ao bacalhau, essa era a única receita que eu gostava de fazer quando ainda comia bacalhau.
    bjs
    Maura

    ResponderEliminar
  8. sabes amiga quando era equenita tambem adorava andar na terra com os meus tios ficava toda preta!!!
    eramos crianças felizes assim como o teu lucas é, pena é que agora vsó se vê os miudos dentro de aprtamentos atraz de televisoes ou playstashions!! enfim...
    o teu bacalhau ainda fumega pode ser um pratinho se faz favor :)

    ResponderEliminar
  9. Meu Deus!!!!!!!!!!!!!! Quem resite a um prato desses? Imagina eu que tenho mãe, avós e marido portugueses!

    Tenha um bom fim de semana!!!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. bem com essa foto que até dá a sensação do vapor a sair do pato......humm parece que senti aqui o cheirinho.

    e que carinha tão laroca tem o teu filho :D

    aí que maravilha para voces poderem apreciar assim a natueza, que saudades de qd era miúda, nasci e cresci numa quinta no meio da cidade na margem do sul do Tejo, agora, apesar de viver numa casa com quintal não é a mesma coisa.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. OI BELA CADA DIA TEU LUQUINHAS ESTÁ MAIS LINDO!
    ESSE BACALHAU ESTÁ MUITO LINDO FUMEGANTE IMAGINO O AROMA DESSA TRAVESSA!!!

    ResponderEliminar
  12. Amiga,adoro esse prato,até como sem fome,é bem português,adorei a carinha feliz do Luquinhas,por mexer na terra,o que faz muito bem.
    Para ti e família,um Feliz Dia da Mãe.
    Um beijinho da amiga...Miuíka

    ResponderEliminar
  13. Que sorte tens Bela! Eu tenho que comprar tudo na loja... nem se compara a qualidade.
    Quanto ao bacalhau, à espanhola é bem saboroso! Gosto muito.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Que delicia de bacalhau, gosto muito de pratos feito com molhos.
    Edilia

    ResponderEliminar
  15. linda, que bom aspecto!! bjinhos

    ResponderEliminar
  16. Este bacalhau é tal qual a minha mãe cozinhava.
    Amanhã vou cozinhar para mim e mais três ou quatro portugueses que residem aqui em mar del plata, Argentina.
    Que saudades que eu tenho de uma comida assim.
    Obrigado por esta receita tão simples e tão BOA.

    ResponderEliminar
  17. Obrigado por apresentar esta simples e rápida receita , tão apreciado por muitos dos transmontanos.minha saudosa mãe fazia muitas vezes esta receita, porque era uma familia com onze pessoas á mesa era o prato que todos na casa gostavam. Eu faço algumas vezes essa receita, com pimento picante. Estou a preparar este prato para o jantar.Obrigado e os meus agradecimentos e cumprimentos.

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...