Seguidores

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Salada simples de Canónigos

Bom dia,

Para hoje trago uma frescurinha, trata-se de uma das saladas que mais amo, não por ser simples, mas por usar um dos legumes que mais adoro: CANÓNIGOS.
E agora perguntam-me o que é...
Pois bem, é um legume, que também tem o nome de Canon, Alface Grass, Valerianela, campo de alface, alface inocente ou leituga do campo.

É semelhante ao agrião. Ela cresce em estado selvagem em toda a Europa, Ásia e Caúcaso.

No entanto hoje é cultivada em extensões mais ou menos grandes na Alemanhã, França, Itália e outros Países Europeus, sendo assim um pouco de curiosidade fora da Europa, é um legumes mais ou menos na moda, diria até um gourmet...
O seu uso é um pouco limitado porque é pouco conhecida nos mercados Europeus, mas é altamente apreciado pelos amantes de gastronomia.

É uma erva anual, de 15 a 30 centimetros. As folhas têm um sabor delicado e ligeiramente ácido. Embora as que são cultivadas sejam um pouco maiorzinhas e mais macias. Para mim, são mesmo agradáveis, o sabor é uma reminiscência (lembrança) de nozes, ligeiramente ácido.

Usado em saladas, geralmente misturada com outros legumes, tipo alface, espargos, beterraba, cogumelo, nozes, maças, uvas, tomates...
Eu pessoalmente adoro assim mesmo, simples, quase nada, mas tem vezesque junto outros legumes.

O seu valor calórico é muito baixo, apenas 13,40 Kcal por 100 grs, quanto ao seu valor nutritivo é notavel pela quantidade de vitaminas e minerais, especialmente a vitamina A, C e ácido fólico.

Espero que tenham gostado deste novo legume, pouco conhecido entre nós. Eu compro-o, por vezes no Feira Nova e no Pingo Doce, e depois delicio-me de tão bom que é ...
A fonte deste conhecimento, está aqui.
Eis o aspecto da minha maravilhosa salada de Canónigos...



Ingredientes:

  • 3 tomates médios
  • 1 caixinha de canónigos
  • óleo q.b.
  • vinagre q.b.
  • E uns pózinhos mágicos da Knorr, para salada, que um amiga me enviou e eu guardo religiosamente para estas ocasiões...

Preparo:

Lavar e cortar os tomates em meia lua, depois lavar cuidadosamente os canónigos com água corrente e cortar só as raizes. Juntar aos tomates, depois numa málga, juntar um bom fio de óleo girassol (é o que uso para saladas) e um bom fio de vinagre a gosto, depois juntar os pózinhos da knorr e voilá...Uma lambarice...

Bom apetite e Bjinhos fofos da Bela...

18 comentários:

  1. Uma saladinha sabe sempre bem amiga :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Não conheço essa verdura,adoro saladas,bjs

    ResponderEliminar
  3. Mais uma coisa que acabei de aprender.
    Não conhecia de todo este legume. Mas de certeza que agora vou olhar com mais atenção para as prateleiras dos supermercados. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Confesso que não conhecia este legume, mas confesso que fiquei curiosa para provar!!!!
    Adoro saladinhas!!!!

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  5. não conheço esta ervinha não...mas que gostava de experimentar lá isso gostava. A salda está deliciosa
    beijo

    ResponderEliminar
  6. Isto parece-me ser uma salada bem interessante! Bjs

    ResponderEliminar
  7. Uma saladinha bem fresca, deliciosa e bem bonita à vista! Beijocas.

    ResponderEliminar
  8. amiga ficou muito colorida a tua saladinha!!
    já vi á venda essas verduras mas nunca comprei com medo de não gostar!!
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Hummm... é uma linda salada! Será que este legume existe por aqui??

    ResponderEliminar
  10. Hum... fiquei com vontade de provar esses canónigos! Linda saladinha! Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. UMA DELICIA ESSA SALADINHA BELINHA
    JOKAS

    ResponderEliminar
  12. eu gosto muito. alias saladas venham elas que sabem sempr muito bem
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Portugal nunca vi mas em França é a mâche há muito a venda em todo lado é deliciosa

      Eliminar
  13. Desconhecida para mim. Nem sequer pelos outros nomes ouvi falar...
    Se não for muito amarga, já que não sou fã de amargos, certamente comeria essa salada.
    Bjs.

    ResponderEliminar

Pratos da Bela, agradece o Vosso comentário...
Foi um prazer partilhar com voces e vos receber no meu humilde blog.
Bjinhos fofos e gulosos...